Abordagem a lesoes esportivas

Por Paul L. Liebert , MD, Tomah Memorial Medical center, Tomah, WI
Ultima modificacao do conteudo mar 2018
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR EDUCACAO PARA O PACIENTE
Recursos do assunto
Audio (0)
Calculadoras (0)
Imagens (0)
Modelos 3D (one)
Tabelas (0)
Movie (0)
A participacao nos esportes sempre apresenta risco de lesao.

Geralmente, os mecanismos de lesoes nos esportes podem ser divididos em

Excesso de uso
Trauma fechado
Fraturas e deslocamentos
Estiramentos e entorses agudos dos tecidos moles
A maioria das lesoes (p. ex., fraturas, luxacoes, contusoes dos tecidos moles, trauma fechado, entorses e estiramentos) nao e unica dos atletas e pode ocorrer em atividades rotineiras ou acidentes. Essas lesoes sao discutidas em outras partes deste Manual. Mas os atletas precisam aprender como modificar tecnicas falhas que predispoem a lesoes ou podem se aconselhados a adotar um periodo adequado de descanso para que se recuperem de uma lesao esportiva (superar a dor).

(Ver tambem Triagem para participacao em esportes e Fraturas.)

Uso excessivo
O uso excessivo e uma das causas mais comuns de lesao atletica e e o efeito cumulativo do estresse excessivo e repetitivo das estruturas anatomicas. Pode traumatizar musculos, tendoes, cartilagem, ligamentos, bolsas, fascia e osso em qualquer combinacao. O risco de lesao por excesso de uso depende de interacoes complexas entre fatores individuais e extrinsecos.

Fatores de risco individuais incluem

Fraqueza muscular e inflexibilidade
Frouxidao articular
Lesao anterior
Desalinhamento osseo
Assimetrias de membros
Fatores extrinsecos incluem

Erros de treinamento (p. ex., exercicio sem tempo suficiente de recuperacao, excesso de carga, construcao de um grupo de musculos sem treinamento do grupo oposto e uso extensivo dos mesmos padroes de movimento)
Condicoes ambientais (p. ex., correr excessivamente em pistas inclinadas ou estradas movimentadas — o que estressa os membros de forma assimetrica)
Caracteristicas dos equipamentos de treinamento (p. ex., movimentos incomuns ou nao habituais, como aqueles feitos em um aparelho eliptico)
Corredores, na maioria das vezes, sofrem lesao apos aumento muito rapido da intensidade ou da duracao do exercicio. Nadadores podem ser menos propensos a lesoes de excesso, pois boiar tem efeitos protetores, embora ainda estejam em risco, particularmente com relacao aos ombros, onde a maioria dos movimentos ocorre.

Trauma fechado
Trauma atletico brusco causa lesoes como contusoes dos tecidos moles, concussoes e fraturas. Os mecanismos de lesao envolvem normalmente colisoes de alto impacto com outros atletas ou objetos (p. ex., sofrer uma falta no futebol ou ser prensado contra aparadores no hoquei), quedas e golpes diretos (p. ex., em boxe e artes marciais).

Estiramentos e entorses
Entorses sao lesoes nos ligamentos e estiramentos sao lesoes nos musculos (ver tambem Visao geral de entorses e outras lesoes do tecido mole). Eles tipicamente ocorrem com forca subita e full, mais comum durante acorrida, particularmente com mudancas repentinas de direcao (p. ex., desviando e evitando competidores no futebol). Essas lesoes tambem sao comuns no treinamento de forca, quando a pessoa deixa cair o peso rapidamente, em vez de move-lo lenta e suavemente com tensao constante controlada.

Sistema musculoesqueletico completo
Sistema musculoesqueletico completo3D MODEL:
Sinais e sintomas
A lesao sempre causa dor, que varia de leve a grave. Os sinais podem estar ausentes ou incluir qualquer combinacao de edema dos tecidos moles, eritema, calor, pontos de sensibilidade, equimose e perda da mobilidade.

Diagnostico
Historia e exame fisico
As vezes, exames de imagem
O diagnostico deve incluir historia total e exame fisico. A historia deve focar no mecanismo da lesao, estresse fisico da atividade, lesoes anteriores, tempo do inicio da dor, extensao e duracao durante e depois da atividade. Deve-se perguntar aos pacientes sobre exposicao a antibioticos do grupo das quinolonas, que podem predispor a ruptura do tendao. Teste diagnostico (p. ex., radiografia, tomografia computadorizada TC], ressonancia nuclear magnetica RM], cintilografia ossea, eletromiografia) e encaminhamento a um especialista podem ser necessarios.

Tratamento
Repouso, gelo, compressao, elevacao (RGCE)
Analgesicos
Treinamento cruzado
Retorno gradual a atividade
RGCE
O tratamento imediato para a maioria das lesoes esportivas agudas e repouso, gelo, compressao e elevacao (RGCE).

Repouso previne lesao posterior e ajuda a reduzir o edema.

Gelo (ou bolsa de gelo comercial) causa vasoconstricao e reduz edema, inflamacao e dor nos tecidos moles. Gelo e compressas frias nao devem ser aplicados diretamente a pele. Elas devem ser envolvidas em um plastico ou toalha. Deve-se mante-las no regional por no maximo twenty minutos de cada vez. Bandagem elastica pode ser usada em volta do pacote plastico bem fechado contendo gelo, para mante-lo no lugar.

Envolver uma extremidade lesionada com bandagem elastica para compressao reduz edema e dor. A bandagem, porem, nao deve ser usada muito firmemente, pois pode causar edema na extremidade distal.

A region lesionada deve ser elevada acima do nivel do coracao para que a gravidade facilite a drenagem do liquido, reduzindo edema e dor. Idealmente, o liquido deve drenar por uma by using descendente a partir da space lesionada para o coracao (p. ex., em uma lesao na mao, o cotovelo e a mao devem ficar elevados). Gelo e elevacao devem ser usados periodicamente nas primeiras 24h apos lesao aguda.

Controle da dor
O controle da dor envolve o uso de analgesicos, tipicamente paracetamol ou anti-inflamatorios nao esteroidais (AINEs). Deve-se evitar o uso de AINESs para pacientes com insuficiencia renal, historia de gastrite ou ulcera peptica. Mas se a dor persistir por > seventy two h apos uma lesao aparentemente simples, recomenda-se encaminhamento a um especialista para avaliacao de lesoes adicionais ou mais graves. Essas lesoes sao tratadas apropriadamente (p. ex., com imobilizacao, as vezes com corticoides orais ou injetaveis). Os corticoides devem ser aplicados apenas pelo especialista e somente quando necessario, pois podem retardar a cicatrizacao dos tecidos moles e, algumas vezes, enfraquecer tendoes e musculos lesados. A frequencia das injecoes deve ser monitorada por um especialista, pois injecoes muito lesoes do esporte prevencao e tratamento frequentes podem aumentar o risco de degeneracao tecidual e ruptura do tendao ou ligamento.

Atividade
Em geral, atletas lesados devem evitar a atividade especifica que causou a lesao mesmo apos ocorrer cicatrizacao. No entanto, para minimizar o descondicionamento, eles podem fazer treinamento cruzado (desempenhar exercicios diferentes ou relacionados que nao causem reincidencia da lesao ou dor). A lesao tambem pode requerer a reducao da amplitude do movimento no exercicio se houver dor intoleravel em certos pontos do movimento. Inicialmente, exercicios das parts previamente lesionadas devem ser de baixa intensidade para fortalecer gradualmente os musculos, tendoes e ligamentos fracos sem o risco de nova lesao. E mais importante manter uma boa amplitude de movimento, o que ajuda a direcionar o sangue para a space lesionada e acelerar a cicatrizacao, do que retomar rapidamente a intensidade overall do treinamento por medo de perder o condicionamento. A retomada da atividade total deve ser gradual, uma vez que a dor melhore. Os atletas competitivos devem considerar consulta com profissional (p. ex., fisioterapeuta, individual coach).

Os atletas devem ser colocados em programa graduado de exercicios e fisioterapia para restaurar flexibilidade, forca e resistencia. Eles tambem precisam se sentir psicologicamente prontos antes de voltar a uma atividade de capacidade total. Atletas competitivos podem se beneficiar de aconselhamento motivacional.

Prevencao
O exercicio por si so ajuda a prevenir lesoes, pois os tecidos se tornam mais resistentes e tolerantes durante atividades vigorosas. Em geral, flexibilidade e condicionamento generalizado sao importantes para todos os atletas como um meio de evitar lesoes.

O aquecimento geral aumenta a temperatura muscular e deixa os musculos mais flexiveis, fortes e resistentes a lesao; tambem melhora o desempenho na ginastica pelo aumento da preparacao psychological e fisica. Entretanto, nao foi demonstrado que alongamento antes de exercicios previna as lesoes. O desaquecimento (um breve periodo de esforco de baixo nivel imediatamente apos uma atividade) pode prevenir tonturas e sincope apos exercicio aerobico e ajudar a remover produtos metabolicos provenientes dos exercicios, como acido latico, dos musculos e da corrente sanguinea. Mas estudos nao demonstram que o resfriamento diminua a rigidez e dor depois do exercicio. A remocao do lesoes no esporte acido latico pode ajudar a diminuir a dor muscular. O desaquecimento tambem ajuda a diminuir a frequencia cardiaca lenta e gradualmente a niveis proximos aos de repouso.

OBS.: Esta e a versao para profissionais. CONSUMIDORES: Clique aqui para a versao para a familia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *